Uarifi- O que aconteceria se...

Uarifi- O que aconteceria se...

29 maio 2007

... If Hollywood filmed the Yellow Woodpecker´ Small farm??

Essa semana não tem Uarifi! Nossa redação foi invadida por um sentimento ultra-nacionalista que beira ao ridículo, como todo movimento ufanista. Então, vamos parar de importar o lixo industrializado do imperalismo ianque e vamos contra-atacar! Nada de Uarifi, agora teremos Íçí! E começamos perguntando: Íçí Hollywood filmasse o Sítio do Pica-Pau Amarelo? Para este trabalho, preciso creditar meu amigo Raphael Salimena ( http://www.linhadotrem.com ), que foi quem me deu a chave interpretativa desta adaptação: Se fossem filmar a obra proto-psicodélica de Monteiro Lobato, o diretor certamente seria o alucinado Tim Burton. Com isso em mente, foi fácil pensar no elenco...



Emília/ Helena Boham Carter: A mulher do diretor está em quase todos os filmes do descabelado. Seja fazendo uma pontinha (ela é a mãe do Charlie na "Fantástica fábrica de chocolate" e a voz da "Noiva Cadáver"), seja com papéis grandes (como a macaca Ari da nova versão de "O planeta dos Macacos"). O certo é que ela gosta de bizarrice. E o que é mais bizarro do que uma boneca de pano falando? Coloquem-na na máquina de fazer Hobbit do Senhor dos Anéis, deixem-na com 50 cm de altura e temos nossa Emília.

Narizinho/ Julia Winters: Decidi usar crianças para os papéis infantis. Parece óbvio, mas vendo as formações anteriores do elenco da Globo, vemos que não é nada óbvio. Para viver Lúcia, a menina do nariz arrebitado, basta ter nascido com a estrutura nasal adequada. Julia Winters tem esse narizinho e algumas vantagens, como já ter trabalhado com o diretor em "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e num papel difícil, a mimada Veruka Salt. O papel é dela.

Pedrinho/ Barney Clark: Barney Clark não tem muitos filmes em seu currículo, mas é o indicado para viver o bodoqueiro do sítio por já ter sido o protagonista da refilmagem de um clássico - "Oliver Twist" - e segurado bem a barra. Oliver, assim como Pedrinho, é uma criança muito ativa, o que conta mais um ponto para o ator-mirim. Mas o decisivo foi o ar retrô de ambos os personagens, que Barney já mostrou ter.


Dona Benta/ Rosemary Harris: Essa foi difícil. É duro competir com a imagem de Zilka Sallaberry, a Dona Benta do programa clássico da Rede Globo. Porém, fuçando com São Google, descobri que nas ilustrações mais antigas, dos anos 30 e 40, a vovó do Sítio era uma velhinha magra, ao contrário da encorpada atriz. Assim, escolhi a atriz britânica Rosemary Harris, que tem uma experiência em viver velhinhas boazinhas, como a Tia May do Homem-Aranha.

Tia Nastácia/ Whoopy Goldberg: Negra velha, quituteira de mão cheia, folclorista intuitiva e vive se benzendo. Não há muito mais informação sobre essa personagem na obra de Monteiro Lobato. Escolhi Whoopy pois ela é capaz de dar vida à essa cozinheira e fazê-la sair da beira do fogão de lenha.



Visconde de Sabugosa/ Steve Buscemi: Monteiro Lobato deve ter tomado litros de chá de cogumelo para pensar num sábio conselheiro criado a partir de um sabugo de milho. O personagem tem um quê de bizarro, algo de cativante. Sempre que via atores vestidos como os personagens do Sítio, era o Visconde que fazia as crianças pequenas correrem. Até mais do que a Cuca. Os puristas de Tim Burton reclamarão este papel para Johnny Depp, mas isso seria ser óbvio, coisa que o diretor não gosta. Coloquem-no na máquinha encolhedora e Steve Buscemi tem tudo para viver essa triste figura.

Tio Barnabé/ Danny Glover: Apesar de ser um bom ator, Danny Glover está sempre na merda. Dizem que seu amigo Mel Gibson prolongou a série Máquina Mortífera para salvar a conta bancária do negão. Como somos fãs dele, vamos garantir mais uns caraminguás no saldo do bom velhinho. E nem é caridade. Olhem essa barba branca! Perfeita para viver o sábio que ensinará a Pedrinho o jeito certo de se prender um Saci.


Saci/ Tyler James Willians: Para viver o Saci, criatura marota do folclore brasileiro, eu queria um ator divertido. Porém todos que vinham à minha mente já estavam um pouco velhos. Eddie Murphy, Arsenio Hall, Chris Tucker, Chris Rock... Hey! Foi aí que eu pensei: Porque não o ator que vive Chris Rock quando jovem na série "Everybody hates Chris"? Tyler James Willians é um ator jovem que já dá provas de seu talento. Até que foi uma escolha fácil.

Cuca/ Uma Thurman: Esqueçam que a atriz agora é considerada sexy. Antes, ela só pegava papéis de pessoas esquisitas. Mesmo quando tinha sensualidade, era uma sensualidade Weirdo (lembrem-se da Poison Ivy de "Batman & Robin"). Escamas, cauda, uma cara de jacaré e os cabelos dourados da própria atriz e já temos a vilã que só dá medo em cantiga de ninar.

7 comentários:

Daniel Martins disse...

Cara,

gostei muito, ainda mais imaginando q seria dirigido pelo Burton. mas eu acho q ele não chamaria o Danny Glover, sei lá por que.

TAL disse...

Gostei da presença do Mitsu.

Anônimo disse...

melhor cuca ever!

Anônimo disse...

Essa foto de uma Cuca estilizada me dá nos nervos... Eu tinha medo da Cuca, mas não dessa Cuca malhada e siliconizada. Lobato deve se revirar no túmulo diariamente...

Anônimo disse...

poh, eu colocaria a Rachel Hurd-Wood no papel de Lil´ Nose... de qq forma, do cacete o elenco...

Raphael Salimena disse...

Pô, quero o crédito da Emília! Pensei nela antes do Burton!

Esse ficou do cacete! O Içí abre um novo leque de possibilidades bem interessantes.

E quanto ao Barnabé, posso apostar que hollywood escalaria o Morgan Freeman. Aquele papel de Deus no "Todo Poderoso" é o barnabé prontinho.

TAL disse...

("Íçí" foi medonho.)