Uarifi- O que aconteceria se...

Uarifi- O que aconteceria se...

03 julho 2007

...Se ao Brasil coubesse a adaptação de "O Senhor dos Anéis"?

Após um longo e tenebroso inverno causado por falta de tempo ao computador, aqui vai nossa adaptação comemorativa de seis meses, pensando como a obra de Tolkien seria se fosse feita no Brasil. Esse é o primeiro detalhe: estamos falando da obra de J.R.R. Tolkien, e não da de Steve Jackson. Assim, tentei adaptar direto do livro, deixando pra lá o filme. Porém, há um problema: já se passaram doze anos desde que eu li "O Senhor dos Anéis", e um tanto da minha memória da história já se foi. Mas acho que deu pro gasto. A produção brasileira começaria com a direção de Luiz Fernando de Carvalho, diretor das adaptações de "Lavoura Arcaica" e do recente "Pedra do Reino". Porém, a produção teria a absoluta certeza de que ele não sabe adaptar um livro (será que isso não ficou claro ainda?!) quando ele chegasse com seu projeto para 17 filmes de três horas, onde cada frase do original seria repetido. Aí mandariam para um outro diretor mais enxuto que cortaria a participação dos bonecos que compunham 80% do elenco e passaria a ser assim:

Frodo Bolseiro/ Erick Marmo: Ok, ele é um lixo de ator. Mas tem o cabelo certo e o jeito meio frouxo de quem já teve personagem broxando em novela. Ele que será o homem(??) do anel.

Galdalf, o Cinzento/ Paulo José: O papel mais importante precisava cair nas mãos de um ator competente. Paulo José é um dos maiores que este país já viu, e mesmo com a saúde debilitada, pode dar conta do recado.

Bilbo Bolseiro/ Othon Bastos: Há muito tempo que toda vez que eu vejo este ator, o hobbit pioneiro em aventuras fora do condado me vêm a cabeça. Uma escolha tão boa que poderia muito bem ser aproveitada (com maquiagens rejuvenescedoras) no filme de "O Hobbit".

Samwise Gamgee/ Cassio Gabus Mendes: As descrições de Sam sempre se focam em sua silhueta rechonchuda. Cassio já esá um pouco velho, mas ainda engana como menino. Será o fiel amigo(??) de Frodo em sua jornada com o anel.

Meriadoc Brandebuque/ Caio Blatt: Nada de astros de rock naufragos! Para viver o Hobbit comilão, mas de bom coração, ninguém melhor do que Caio Blatt, se ele der um tempo de só querer viver papéis escrotos no cinema para tentar se livrar da imagem de bom moço. Assuma-se, meu filho. Tu é camisolão.

Peregrin Tûk/ Diegho Kozievitch: Provavelmente você não reconhece esse nome. A foto também não ajuda. Mas tenho certeza que o papel do desastrado Hobbit da sociedade do anel é o que recuperará a carreira do Líder da TV CRUJ, companheiro Caju. Não se lembrou? Ah! Basta ver que ele tem cara de duende.

Tom Bombadill/ Osmar Prado: O quê? Não sabe quem é o Tom Bombadill? Não adianta rever seus DVDs! Esse personagem só está no livro. Nem chega a ser um papel, é mais uma participação especial. Os atributos de Osmar Prado sobram para vivê-lo.

Aragorn "Passolargo"/ Murilo Rosa: Assim que eu disse que estava pensando em um Uarifi de "O Senhor dos Anéis", meu amigo Dario me sugeriu o nome de Murilo Rosa, por sua semelhança (ainda que vaga) com Vigo Mortensen. Porém, como eu já disse, eu queria adaptar o livro, e não o filme. E o Aragorn no livro tem uma bela bigodeira. Acabei cedendo à sugestão após ver essa foto de Rosa com bigode. Ok. Pode ser ele mesmo.

Glorfindel/ Alexandre Paternost: Quando Frodo se ferra contra os Nazgûl e precisa ser levado às pressas para Valfenda, quem é que faz o carreto? Arwen? Não!! É nosso valoroso Glorfindel. Méritos pra quem merece!

Elrond Peredhil/ Cássio Scapin: Pouco se fala sobre a aparência física do senhor de Valfenda. Sabe-se que ele marchou contra Mordor, que ele tem mais de 3000 anos, que é poderoso, mas nada sobre a fuça dele. Logo, procurei alguém que pudesse viver um elfo velho genérico. Bum-Bum-Bum/ Castelo Ra-Tim-Bum!

Arwen Undómiel/ Ana Paula Tabalipa: A linda futura esposa de Aragorn. E em "O Senhor dos Anéis", a função dela é só essa mesmo. Nada de feitiços aquáticos e outras peripécias. Basta ser linda. A pálida Ana Paula Tabalipa resolve a questão.
Legolas Greenleaf/ Rodrigo Hilbert: O campeão da última edição da Dança dos Famosos foi escolhido para viver o elfo da Sociedade do Anel. Basta ele atirar flechas e fazer uma cara de gazelinha blasée. Duvido que consiga sair pior que Orlando Bloom.

Gimli/ Carl Schumacher: Quando eu vi este ruivo barbudo e gordo na novela das seis, eu soube que tinha encontrado o ator certo para o anão da Sociedade do Anel. E olha que eu tinha outros fortes concorrentes (quem sabe eu não os aproveito no futuro).

Boromir/ Luciano Szafir: Boromir é o Capitão-General de Gondor, um homem rude, quase um bábaro. O anel pode nos dar poder? Então manda pra cá! Essa foto, tirada por uma fã, do reprodutor da Xuxa que nem um bicho foi decisiva e deu a ele o papel.

Saruman, o Branco/ Francisco Cuoco: O verdadeiro grande vilão dessa saga! Ele é o rosto humano do mal, e não aquela bola de fogo sem carisma que fica em Mordor. E para vivê-lo, um ator à altura. Viva o Chico Cuoco!

Grima Língua de Cobra/ Fábio Lago: No filme, o assistente de Saruman só vai aparecer lá na terceira parte, influenciando o rei de Rohan. Porém, nos livros, ele já dá as caras bem antes, mostrando quem é seu verdadeiro mestre.
Galadriel/ Maria Luísa Mendonça: A rainha elfa que faz Gimli se apaixonar é um personagem muito mais importante no livro do que no filme. Você já se perguntou como - de repente - a Sociedade do Anel aparece cheio de ítens maneiros (As capas cinzentas, as fivelas de folha, os bolos Lembas...)? Leia o livro que a resposta será "Galadriel".

Smeagol - Gollum/ Matheus Nachtergaele: Gollum quase foi o primeiro personagem digital a receber o Oscar. Com Nachtergaele em seu lugar, teriamos o mesmo impacto, poupariamos uma grana de efeitos especiais e faturariamos alguns prêmios.

Barbárvore / Eduardo Suplicy: Este seria o único boneco da produção de Luiz Fernando de Carvalho que permaneceria. Para dublá-lo, precisamos de alguém monótono, de fala monocórdia. Nosso senador pode quebrar nosso galho nessa.

Éomer/ Leonardo Brício: Guerreiro exilado de Rohan, Eomer tem que parecer um cara um tanto tosco, mas capaz de liderar. Leonardo Brício não é um grande ator, mas acho que o visual barbudo da atual novela da Record o transformam em um candidato razoável.

Théoden / José Dumont: O rei de Rohan é um cabra macho, sem muita frescura que se espera de alguém de sangue azul. Após se livrar da influência de Grima, precisa ter disposição pra encarar a guerra. Zé Dumont passa essa impressão.

Éowyn/ Carolina Dieckmann: Éowyn tem que ser meio mulher guerreira, mas não pode ser bucho, ou não despertaria o interesse do Língua de Cobra. Após a gravidez, Dieckmann vai precisar malhar, mas dará conta do recado.

Faramir/ Vladimir Brichta: O nobre irmão de Boromir, que intercepta Frodo e o anel a caminho de Mordor e resiste a tentação... Vamos lá: Ele tem que ser um guerreiro, mas não precisa ser tão parrudo pois o lance dele é mais o arco. E ele precisa ter barba, porque na Terra Média, homem (?) que não tem barba é Hobbit. Até os elfos tem barba (O Legolas, bem... Ele não é lá um exemplo...) Papel pequeno, Brichta dá conta.

Denethor/ Herson Capri: Outro personagem que eu modifiquei drásticamente da visão do filme. Porque o louco regente de Gondor seria o único ser humano do sexo masculino sem pelos na face? Pegaria mal! Capri já fez personagens amalucados e dá conta do recado.

8 comentários:

Daniel Martins disse...

Cara, esse foi realmente gigantesco. parabéns.

Anônimo disse...

Steve Jackson? Quem é esse? Irmão do Peter Jackson, diretor do Senhor dos Anéis?

Anônimo disse...

vc tem fixação no francisco cuoco, já notei...

Anônimo disse...

Estou aplaudindo de pé! Consigo visualizar os prêmios, a fama, os louros e os lucros! Tive crise de riso em vários personagens. Meu amigo, vc REALMENTE, se superou! Parabéns!
Mas não fique tanto tempo sem nos brindar com a sua sagacidade e bom gosto, ok?

Rafael Saldanha disse...

Realmente... Steve Jacksin é o autor do Gurps

Unknown disse...

Cara, ficou muito boa essa sua idéia de adaptação! O Gimli, Aragorn e o Bilbo então nem se fala...dentre todos, bons, ficaram perfeitos.

Parabéns.

Anônimo disse...

não acredito q vc deixou o Pereio fora dessa...


e poxa, se quer tirar o Peter Jackson da parada, pq q vc num adapta Fome Animal logo de uma vez?

Anônimo disse...

Ficou bacana. Mas uma dúvida: vc estaria falando do criador do Sistema GURPS? Ou do diretor trash PETER Jackson?